Hilder Santos

Setup

Uma das dúvidas que sempre rolam é: que editor uso para programar? Qual o meu material de trabalho? Qual a cor da cueca que estou usando? (ok… essa dúvida, nem sempre. 😏)

Atualizarei sempre esta página para responder estas perguntas - e servir como uma referência para mim mesmo.

Editor & Terminal

  • Visual Studio Code: Uso ele há algum tempo já. Antes dele, usava o Emacs com o Spacemacs. Alguns plugins: ElixirLinter, File Utils, Material Icon Theme, Panda Theme, Vim, vscode-elixir, Auto Import (es6, etc).
  • iTerm 2: É meu terminal padrão há anos. Uso ele juntamente com o Oh My Zsh, o tema Solarized Dark e a fonte Fira Code. Há um tempo, testei o Hyper, mas ele não inicia tão rápido e é tão eficaz quando o iTerm. Acabei ficando com este último mesmo.

Apps

  • Things 3: Apesar de já ter comprado há um bom tempo, só passei a usá-lo bastante mesmo recentemente. Organizo minhas tarefas por lá e tem sido bastante efetivo!
  • Dash: O Dash é um daqueles apps que você nunca ouviu falar, mas depois que passa a usá-lo, não tem mais volta. Ele basicamente faz o download de API’s para que você possa pesquisá-las localmente e de forma MUITO efetiva. Por exemplo: quer saber pra que funciona o Code.eval_string/3 no Elixir? Simples: é só digitar elixir:Code.eval_st que a busca é quase instantânea. Sensacional!

Devices

  • Para programar, uso um MacBook Pro 15” Retina, mid 2014, 256GB SSD, 16GB RAM, Intel Iris Pro. Comprei em uma viagem que fiz a São Paulo em Outubro de 2014. Em 2017, precisei levá-lo na assistência por conta de um desgaste na tela retina (também conhecido como Staingate) e por um inchaço na bateria - além de alguns problemas com a placa lógica. Agora… preciso levá-lo novamente para trocar a caixa de som esquerda, que infelizmente deu defeito. 😥
  • Adquiri recentemente um fone Kuba Disco, e estou extremamente satisfeito com a compra. Sempre que estou trabalhando, ele permanece colado ao meu ouvido. 🎧
  • Além disso, possuo um iPhone 7 Plus Preto, 128GB. Quando for trocá-lo, espero pegar um menor… é legal pra jogar, a câmera também é legal, mas… poxa… é meio desconfortável para fazer algumas coisas, e chama muito a atenção. 😕

Por enquanto é só, pessoal!