Hilder Santos

Aprendendo React - Parte 1

Já faz alguns anos que conheço o React e tento utilizá-lo em meus projetos pessoais. Mas é como diz o ditado: em casa de ferreiro, espeto de pau. Ainda não tive uma “real” necessidade de utilização do mesmo, e fico alternando entre criar side projects e esquecer tudo o que fiz logo após, por falta de prática.

Mas finalmente resolvi mudar essa realidade.

Após estudar como o React funciona mais a fundo, resolvi criar uma lista de projetos que pretendo concluir ainda este mês de Setembro. Minha intenção é “respirar” React por pelo menos 20 dias, ininterruptamente, e você é o meu convidado nessa jornada.

O que pretendo criar é:

  • Uma aplicação extremamente básica, com autenticação via Firebase (pode ser só pra mostrar quem está logado, e quantas vezes foi feito o login pelo usuário)
  • Uma lista de tarefas (porque sim) com criação de “notebooks”, usando Firebase
  • Utilizar o Redux em um projeto de aprendizado que tenho aqui (o Catch of The Day)
  • Criar um mini-clone do Slack em React, com autenticação via Facebook + Phoenix Framework no backend (para os websockets)

Não sei se vou concluir todos os projetos nesse prazo, mas a intenção é forçar a barra mesmo. Vamos ver se consigo, pretendo disponibilizar o código de cada projeto à medida que eu for fazendo.

Vamos que vamos! 😉

comments powered by Disqus